segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

Meia maratona ou Lisboa?

Parei para observar o movimento no metro. Já tinham passado inúmeras pessoas por mim. Vejam as caras (se conseguirem porque a foto está muito tremida) das pessoas que passam. É pena não conseguir fazer um video, porque mostrava, de uma maneira muito mais fácil, a velocidade a que as coisas se passam.
Todos correm. Cabeças para baixo, sem expressão... não há alturas do ano para aquelas pessoas. Não importa se é Natal, Páscoa ou mesmo "Verão". As caras mantêm-se inalteradas e a velocidade só tem tendencia para aumentar.
É certo que têm as suas preocupações e horários a cumprir, mas para quê andar sempre a correr? Porque não lançar um sorriso de tempos a tempos e mostrar que se está vivo?

Não é nesta cidade que quero viver, isso é certo. Não assim.

Lisboa é um bom sitio para visitar mas um péssimo local para viver.

7 comentários:

Ana disse...

Ora aí está uma conclusão a que cheguei há mais de dez anos... ;-)

Sun Iou Miou disse...

E então que fazes ainda ai, que não sais a correr? Vai para a praia, a gozar das ondas!

Sérgio Mak disse...

Discordo. Lisboa é um bom sítio para viver, não é todavia um bom sítio para se trabalhar. Especialmente se vives fora de lisboa, pois foi aí que compraste casa para ter mais uma divisão e ser mais em conta. Só que agora demoras mais 1 hora de viagem pela manhã e à tarde, pois o teu horário coincide com a hora de ponta. E se acordas atrasado 10 mins isso pode dar origem a 40 mins na jornada total.
E, pelo caminho, a boa disposição com que possas ter acordado já foi pelo cano ainda não chegaste à paragem do autocarro que te leva ao comboio para apanhares o metro para lá chegares...

Mas isto sou eu a especular. Vivo a 20 mins a pé do emprego, sou um tipo cosmopolita e mete nojo...

kanjas disse...

vanadis, eu vou chegando devagarinho a estas conclusoes, nao gosto de andar a correr :P

sun, nao vou para a praia porque a mesada foi-se embora e deixou-me para tras

mak, eu tambem nao demoro muito a ir, seja para onde for. moro mais ou menos no meio de lisboa (ao pé do edificio cor de rosa mais conhecido do pais)... tanto é que eu não ando a correr que nem um maluco por aí (ok, sou um maluco que anda por aí mas não corro).
nao gosto de viver numa cidade cinzneta.

Ana disse...

Olha, já respondi ao teu desafio... :-p foi o que saiu, assim à pressão... :-p

Teté disse...

Pois olha, Lisboa tem vantagens e desvantagens, assim como as outras grandes cidades.

Concordo com o Mak que trabalhar no centro de Lisboa, para quem mora na periferia, é dose dupla de má qualidade de vida: de manhã à ida, à tarde à vinda.

Conhecer as pessoas com quem cruzamos diariamente pode ser considerado a dois títulos. A maior criminalidade é indubitável. Mas há sempre muito mais coisas para fazer, cinemas por onde escolher, jardins para passear (é mentira que em Lisboa não haja espaços verdes, são 35, descontando o jardim zoológico), teatros, exposições, discotecas, restaurantes (isto se a ASAE continuar com este furor, não é garantido), etc., etc...

kanjas disse...

Tete, por essas razoes todas que disseste é que eu acho que Lisboa é um bom sitio para passear e pessimo para viver...

Se quiser ver alguma exposicao/espectaculo/whatever posso ca vir ver, nao preciso morar cá.