quarta-feira, 6 de junho de 2007

Segurança Social

Então não é que tive de recorrer a um destes locais...
Foi esta tarde que tive a triste sorte de me ver obrigado a ir a um balcão da segurança social para tratar da minha inscrição nesta bela instituição...
Eu confesso que sou apologista dos serviços públicos, mas em dias como o de hoje fico a achar que devia haver alguém a por ordem nestes ditos serviços...
Começou tudo quando fui tirar uma senha de vez, e tinha tão somente 40 pessoas à minha frente...
Após esperar e desesperar, lá chegou a minha vez de ser atendido (2horas e meia depois de retirada a dita senha).
Ao chegar junto da funcionária que me iria atender apercebi-me que havia um ambiente pesado a rondar a área dado que esta não queria o ar condicionado ligado ao contrário de todas as outras pessoas que se encontravam dentro da sala... Tudo porque a dita funcionária tinha lido algures que nos ar condicionados viviam inúmeras bactérias.
Passado este contratempo e agora que eu achava que a senhora já me daria toda a sua atenção lá começa ela a resolver o problema da pessoa que se encontrava a ser atendida pela funcionária da secretária ao lado...
Nesta altura a minha paciência estava a atingir um ponto de não retorno! Lá chamei a atenção da senhora, e esta lá se decidiu a resolver o meu problema.
Limitou-se a um "não precisava de ter cá vindo pois as finanças enviavam os seus dados para cá", afirmação à qual retorqui que precisava mesmo do comprovativo da segurança social por isso estava a tentar acelerar o processo... (Digamos que conheço quem tenho um cartão da segurança social provisório à 4 anos)
Então a senhora lá me disse que podia então proceder à inscrição e assim quando os dados lá chegassem tudo estaria tratado... Logo a seguir diz-me que afinal não posso tratar dos papeis pois sou de Abrantes e apenas lá poderia preencher a papelada... Sim porque a segurança social de Abrantes não tem nada a ver com a segurança social de Lisboa... Ainda se já houvesse computadores, para partilhar informação entre locais dentro do mesmo serviço...
Lá barafustei que não podia ir à terrinha e tinha urgência no tratamento dos dados... Então deu-me um impresso onde pediu para escrever o meu nome, morada completa e respectiva assinatura...Quando perguntei o que faltava mais disse que era só que me podia ir embora, que agora ela enviava o processo para Abrantes...
Será que eram precisas quase 3horas de espera e tanta confusão apenas para o misero preenchimento de um impresso??
Acho que alguém devia fazer uma função tipo ASAE para dar uns puxões de orelhas nestas pessoas que estão no atendimento ao contribuinte...

Desculpem o testamento... Mas estava a precisar do desabafo...

1 comentário:

[Just_Me] disse...

"Tudo porque a dita funcionária tinha lido algures que nos ar condicionados viviam inúmeras bactérias."

Será que a caneta que ela usava não tinha bactérias? Isto há com cada um... não quero imaginar o cheiro que devia ser lá dentro...

Hmm, 3h para o serviço que foi até foi rápido... há coisas que demoram dias na SS e em outros organismos públicos... Belo país este :)