sexta-feira, 29 de junho de 2007

SBSR

Para não ficarem todos cheios de inveja, digo já que não fui nem vou!

Este post não é para contar peripécias e muito menos para dizer como foi aquilo. Venho apenas contrariar esta critica.
Quem não sabe do que fala, devia ficar calado. Como diz a velha máxima:

«É melhor ficar calado e parecer estúpido que abrir a boca e acabar com as dúvidas.»

O senhor, Miguel A. Lopes, começa por dizer

«A meio da tarde, a primeira banda causou logo espanto - e isso tanto pode ser bom como mau. Os Men-Eater laboraram um amontoado sonoro capaz de provocar turbulência no ar ao ponto de quase impedir os levantamentos e as aterragens dos aviões no aeroporto da Portela que ali fica perto. O vocalista não cantou - emitiu uns grunhidos num idioma imperceptível.»

Será que um critico musical, por muito pouco que perceba de música, não consegue perceber o que é rock da pesada, o dito Heavy Metal? Ao que parece, a este Sr., ouvir aviões a aterrar ou uma banda de rock é exactamente a mesma coisa.

Depois saiu-se com este belo apontamento

«Sem demoras, seguiram-se os More Than a Thousand, outros da mesma casta. Os guitarristas abanavam o tronco e cabeça como se enxotassem abelhas alojadas no cerebelo»

Ora, Sr. Lopes, explique-me lá como é que se "curte" o som tocado por este tipo de grupos? Vamos dançar agarradinhos como se se trata-se uma composição de Strauss? Ai ai... (esperem que há mais)

«O mesmo se aplica aos Mastodon e aos Blood Brothers - ainda que estes últimos tenham mostrado, aqui e ali, bons apontamentos de electro-metal (seja lá o que isso for).»

«Seja lá o que isso for»... Ora, aqui está a prova viva de que este Sr. não faz ideia do que está a falar. Continuemos...

«Dos Mastodon e Stone sour nem vale a pena falar pura banalidade»

Banalidade = coisa comum, certo? Ora, os outros são quase, quase iguais a estes, mas não prestam. Estes, como são um pouco melhores, já são banais. Começo a pensar se ele viu de facto o concerto!!

Não vou fazer paste do que este Sr. disse sobre Joe Satriani porque é, de facto, extenso, mas aconselho a leitura dos últimos 3 parágrafos da critica. Tudo bem, o gajo é enfadonho mas toca muito bem guitarra. Faz daquilo o que quer e o que não quer. Dança com os dedos por cima das cordas. Claro que isto não é música para qualquer um, mas se assim é, porque não pedir uma critica a alguém que perceba minimamente do que fala?

Como podem ver eu posso desdenhar o que este Sr. disse, visto ele não ter analisado o que se passou no SBSR mas por ele ter dito que não gostava deste tipo de música. Muitos parabéns ao JN por saber escolher os colaboradores. Para a próxima paguem-me a mim que também terei uma palavrinha a dizer.

3 comentários:

Tiago A. G. Fonseca disse...

Boas. Conheci o teu blog pelo HT e tenho vindo a le-lo... :)

Quanto ao post em questão... aidna tou parvo com a quantidade de merdum que esse senhor disse na sua coluna no JN...

Eu fui ontem ao SBSR e diga-se que o pior concerto de todos, foi o que este senhor considera um dos melhores - Blood Brothers.

Metallica não fizeram mais que tocar o que sabiam, sem grandes espantos e euforias. Não foi nada por ai além, mas, Metallica é Metallica.

Stone Sour e Mastodon fizeram o que sabem fazer, que é dar espetaculo! Levaram o pessoal ao delirio com concertos brutais!

Dos 3 primeiros, More Than A Thousand foram sem duvidas os melhores. Entre "os abanares de tronco" e por ai fora, o som ouvia-se muito bem e percebia-se que estes portugueses percebem do genero...

Men-Eater, tal como Blood Brothers, foram as desilusoes, mas ao que parece, esse senhor é que percebe de música...

Gostava então que ele percebe-se que este dia era de Metal... o que vai contra Blues e Softs do genero... mas também gostava que ele pesquisa-se, só mesmo pa ver se para a próxima... sabe o que diz!

Bom blog, continua, abraço! :)

Tiago A. G. Fonseca disse...

Esquecime de mencionar o principal....

Este senhor faz uma critica absurda a Joe Satriani, um dos melhores de sempre na guitarra! Foi ele que ensinou a tocar os grandes nomes do genero, tal como Steve Vai, e o proprio guitarrista da banda que ele defende tanto... Metallica.

Tal como disse, este senhor não deve perceber lá grande coisa, e ponto altamente negativo para o JN, que tem nas suas páginas, coisas escritas por este senhor...

[Just_Me] disse...

Ao menos não te vens vangloriar de que foste aos concertos :p

Hmm, quem são esses grupos de que falas? :p