quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Linguagem Gestual

A linguagem gestual devia começar a ser ensinada na escola. Uma injecção de movimentos de mãos nos putos da 1ª classe ia dar um jeitão para vida.
Cada vez mais se vê gente com os ouvidos entupidos por headphones. Ora eles são telemoveis, mp3, rádios... Como é que se comunica com eles?
Linguagem gestual, lá está.
Quantos de vocês já não falaram para alguém que tem os "phones" enfiados nos ouvidos e não ouve nem metade do que era suposto?
Ainda há bocado pedi com licença algumas três vezes à mesma pessoa (eu queria sair do metro) e não é que fiquei a achar que era surda. Vá lá que depois vi que tinha os ditos metidos nos ouvidos.
Tudo bem, eu também ando muito tempo com os headphones nos ouvidos mas, não andam aos berros (quero a música para mim) e tenho o cuidado de tirar um "phone" de vez em quando (normalmente em situações em que sei que é provavel que falem para mim) para poder ouvir o que me rodeia.

Linguagem gestual para todos e temos o problema resolvido.

5 comentários:

Anónimo disse...

Só para informar que já não existe linguagem gestual. Agora, tem o excelso nome de Lingua Portuguesa Gestual! Língua!! Não linguagem! =D

Vede: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_Gestual_Portuguesa com enfase para o capitulo "lingua ou linguagem".

Quanto à pergunta que se possa estar a avizinhar, heheheh, não, não sei LGP. =) só uns palavrõezitos!

Por acaso, conheço um site onde podemos introduzir uma palavra, escolher o idioma e aparece um video que ensina a mesma palavra na lingua gestual desse idioma. É um projecto recente, pelo que ainda não deve ter muitas palavras. Engraçado é que muitos gestos que já usamos comummente, como o do telefone, ou traga a conta sff, ou era um café sff...são os mesmos. ;-)

Atão e se qq dia deparares com uma pessoa que não te deu licença porque era realmente surda, mmmmmmmm???? LOOOL!
O mais cómico é que ás vezes há quem se exalte e barafuste com um "porra, mas você é surda????" e acabe de crista baixa e embaraçada a resposta pronta "sou." LOOOOOOOOL!!!

Anónimo disse...

Vou procurar o site e logo to mando por aqui.

Anónimo disse...

http://www.spreadthesign.com/?to=search&language=gb

descobri-o através deste post: http://linksinteressantes.blogspot.com/2007/06/linguagem-gestual.html

kanjas disse...

vanadis, isso é como o governo, mudam-se as moscas mas o cheiro é o mesmo. lingua, linguagem... pffff. é tudo o mesmo!
se me deparar com alguem que é de facto surdo leva um toque no ombro para perceberem que estou atras :P
isso ou respiro-lhe ao ouvido ao estilo dos aliens LOLOL

ja vou ver o site que falaste, agora vou ver o dbz :P

Teté disse...

Dava jeito, dava!

Que é como tu dizes, agora anda tudo de headphones nas orelhas, de modo que é tudo surdo mesmo!!! (sem contar com os velhotes, sou a única da famelga que não tem um Ipod, MP3 ou aparelho do género...)

Às vezes este mundo tem contornos estranhos! :/