sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Risco ou a Patetada total?

O Dakar foi cancelado por não estarem reunidas as condições de segurança necessárias à sua realização.
O primeiro aviso foi feito pelo governo francês ao dizer que havia muito perigo na Mauritânia.

O que escapa aos mais desprevenidos é que todos os anos há ameaças à caravana.
Todos os anos há carros baleados e pilotos assaltados em pleno deserto.
Todos os anos há mil e uma coisas que podiam fazer com que o Dakar fosse anulado de vez.

E alguma vez o fizeram? Não! Estudaram sempre novas maneiras de ultrapassar as dificuldades. Seja através de anulamento de especiais, transporte por via aérea ou mesmo por desviar a passagem da caravana por zonas consideradas mais seguras.

Então o que é que fez com que esta edição fosse anulada?
Aí aparece a razão mais estúpida alguma vez apresentada por alguém. A inveja dos franceses.
Vieram dizer que os terroristas fazem e acontecem no deserto e mais não sei o quê ao pau com os ursos o que fez com que as companhias de seguros emitissem um comunicado a dizer que não se iam chegar à frente caso acontecesse alguma coisa.
Claro que, a organização, perante este cenário não pode atirar os pilotos para a boca do lobo e cancelou tudo.

Do que os franceses não se lembraram foi que, com esta medida, puseram em causa todas as próximas edições do Dakar.
Quem vão ser as pequenas empresas que vão investir milhões no Dakar correndo o risco que esse dinheiro nunca mais seja visto porque um grupo de artolas resolveu arranjar maneira de cancelar o maior Rally do Mundo?

Se o Dakar viesse de Paris de certeza que a coisa tinha sido diferente.
Santa paciência.

9 comentários:

Safira disse...

Com todo o respeito e pedindo desde já desculpa por invadir este blogue sem ser propriamente convidada (vi o endereço no blog da Vanadis), queria só dizer que a 'inveja dos franceses' não deve ter sido propriamente o móbil fundamental. A pressão do governo de Paris estará com certeza ligada à morte dos quatro cidadãos franceses na Argélia, há poucos dias, e às tensões constantes que se vivem nessa e noutras zonas do continente africano. Nao acredito que o Sarkosy tenha mandado matar turistas no Magrebe só para ter uma desculpa para acabar com a prova, motivado pelo despeito a Lisboa! Com todo o respeito e compreensão pela gigantesca organização do Dakkar e pela frustração para os participantes, organizadores e expectadores, que vêem defraudadas as suas expectativas, nos tempos que correm, valerá a pena arriscar? Talvez para o ano a organização possa atempadamente garantir um patrulhamento eficaz das zonas das etapas, de modo a eficazmente proteger os concorrentes. Enfim, também sou de opinião que esta decisão é chata e basicamente uma merda, só não concordo é com a parte da inveja. Sorry...

kanjas disse...

Bolas, ainda és pior que eu :P Não podemos por sequer a hipotese de que foi o Sarkosy que mandou fazer seja o que for na Argelia mas foi a razao que faltava para os franceses conseguirem acabar com o Dakar.

Nao acreditas que se a partida fosse de Paris o Dakar continuava porque afinal haviam condiçoes de segurança?

Safira disse...

Fausto, sabes que destas coisas percebo pouco e só reagi mesmo à 'cena da inveja', mas talvez tenhas alguma razão se formos a pensar nos lobbies franceses, patrocínios, indústrias etc etc que, se a prova saisse de lá poderiam fazer mais pressing. Em termos de governo, quero acreditar que não. Até porque seria ainda de pior tom potenciar, a partir de casa, um cenário de mais mortes. QUem tem cú tem medo, e o governo já tem coisas suficientes com que se preocupar. Acho que fizeram o que acharam seguro fazer para 'retaliar' para a opinião pública que deve ter ficado em choque com o assassínio dos outros desgraçados. Se me quiseres convencer que terá sido uma manobra inteligente de 'lavar as mãos' aí talvez. Eles sugeriram enfaticamente, mas no fundo quem cancelou foi a organização.
Já agora, que eu nunca cheguei a perceber (pq confesso que n sou adepta dos desports motorizados) porque é que deixou de ser Paris-Dakar, tens ideia? Agora a sério, nao sei mesmo...

kanjas disse...

O Dakar passou a ser feito de Madrid/Barcelona/Lisboa/outra cidade porque é tudo uma questão de números. Lisboa ganhou a partida do Dakar porque foi quem, na altura em que abriu concurso, apresentou maior verba e melhores condições. "ganhamos" o direito de ter 4 edições do Dakar a partir de Portugal.

O que me custa mais no meio disto tudo é ver os franceses, que não têm nada a ver com nada (tirando as confusões lá deles) meterem o nariz onde não são chamados. Porque é que não forma os alemães/italianos/ingleses a reclamar? Esses estavam dispostos a enfrentar a areia. Até os EUA ficaram calados desta vez.

O governo da Mauritania já fez um comunicado onde diz para não atirarem a culpa do cancelamento para cima deles. Que eles garantiam a segurança dos pilotos e equipas como têm feito nos últimos anos.

Claro que é impossivel vigiar todos os grãos de areia, mas no geral, a prova podia realizar-se como tem sido feito até agora.

Ana disse...

A mim chocaram-me as pobres bifanas desperdiçadas... =p

kanjas disse...

vanadis, e depois dizes que não cabes nas calças e não sei que mais :P

Ana disse...

AS bifanas não me engordam!!! como uma e já tá! na preciso de andar a barras energéticas para não engordar... =p

Teté disse...

Aqui a cara metade também acha suspeita a posição dos franceses...

kanjas disse...

E é de suspeitar.. até porque agora, a imprensa estrangeira já publica titulos como (este é inventado por mim) a morte do dakar (só para dar a ideia). Basicamente, dão a entender que nunca mais vai haver dakar...

E é de estranhar que os franceses sejam os que dão mais enfase a esta situação :\