quarta-feira, 9 de abril de 2008

Cenas e Coisas. O porquê?

A vanadis voltou com cara lavada e cheia de pica. Ela bem diz que não mas veio cheia de pica e resolveu meter logo a malta a trabalhar. A, agora, conhecida como, A grafonola, quer, porque sim, que a malta explique porque é que este blog tem o nome que tem e, como se isso não fosse o suficiente, que se tente chegar ao motivo pelo qual o blog dela tem o nome que tem ("A grafonola que sabia falar"). Eu até acho que sei o motivo mas não vou dizer porque tenho uma dúvida nesta parte. Vanadis, é para explicar porque é que o teu blog se chama assim ou para arranjar um motivo no minimo caricato para esse nome?

(agora que já coloquei os links todos nas palavras que escrevi para trás, vamos lá a descobrir de onde veio o cenas e coisas. O blog mais famoso no meu computador)

Ora cá vai uma explicação (isto é capaz de ser longo, até porque foi uma guerra para arranjar este nome).
Paredes de vitória. Ano de 2006. Malta muito porreira e várias jornadas de férias. Fomos de férias no fim de Julho, principio de Agosto e, novamente, a meio de Agosto. Sempre para Paredes. A melhor praia do mundo e arredores. Com o parque de campismo mais barato que se pode arranjar e que até tem umas condições bem porreiras (já chega de publicidade).

Como é costume, nos grupos há expressões que pegam e das quais é muito dificil descolar. A música do Tom Sawyer estará para sempre ligada às tendas de campismo, aos banhos quentes e às palhaçadas feitas a toda a hora naquele maravilhoso sitio. Imaginem 4 macacos a tomar banho e a "cantarem" a plenos pulmões a músiqueta do Tom Sawyer (eheheh).

Bem, por esta altura vocês devem estar a pensar... "mas o que é que isto tem a ver com o nome do blog?". E eu respondo... absolutamente tudo! Tinha de conseguir explicar a parte que vem a seguir (era fácil saltar logo para lá mas não me apeteceu)

Durante essas mesmas férias foi adoptada uma expressão que definia tudo o que estavamos a fazer quando nos era perguntado "o que é que estás a fazer?", "o que é que aqueles estão a fazer?" e até para quando se faziam coisas "marotas". Essa expressão foi "Coisas e Cenas".
"Estou a fazer coisas e cenas". "Eles estão a fazer coisas e cenas".
Esta expressão nasceu connosco e todas as outras que andam por aí são filhas ou enteadas e deviam pagar direitos de autor, mas vá, nós somos pessoas simpáticas e não stressamos com isso...

Agora, um bocadinho de flashback...

Antes de aparecer este canto a ocupar espaço na blogosfera eu já andava por aqui a ver as vistas e a escrevinhar qualquer coisa de vez em quando.
Viajantes das Estrelas.
O primeiro blog aqui do je.
Nesse blog também participava o Muttley (com a mesma frequência que aqui, ou seja, quase nula).

Durante estas, espectaculares férias (de tanto falar em férias já só me apetece praia (para variar)), falou-se muito em blogs e bloggar. Escrever textos sobre o que nos apetecesse, quando e como nos apetecesse.
Daí nasceu este "slogan"

Cenas e Coisas que nos (basicamente é só a mim, mas pronto, convém manter o resto do grupo com tranquilidade) passam pela cabeça no dia a dia e merecem ser partilhadas com todo o resto do Mundo. Só não lê quem não quer, e quem lê não se arrepende


Ah. Resta dizer que ao inicio também eramos 4 pessoas e que (nos primeiros dias) ainda fizeram uns 2 ou 3 posts.
Como não deram mais a cara, e pela altura do blogger passar para a fase BETA (e tal), ter havido quem nem sequer criasse e-mail no gmail.com, corri com eles e angariei o Arieugon (que se mostrou à altura do desafio e consegue manter a mesma frequencia de postagem dos colegas anteriores).

Agora, se estiveram com atenção, eu referi lá para trás que nós, durante as férias (ai férias, outra vez), diziamos Coisas e Cenas. Mas... este blog chama-se Cenas e Coisas!!
Porquê?
Porque o Coisas e Cenas estava tomado. Não, não era o que existe agora (era um que já não tinha actividade há muito tempo mas ainda assim tinha o dominio ocupado)
Por esse motivo e porque sou um gajo muito teimoso, alterei o nome para Cenas e Coisas.

Voi lá. Cá está o motivo pelo qual este cantinho tem o nome que tem. E de caminho a origem de uma das expressões mais usadas por aí nos dias que correm ('tou-me a armar).

Ficamos por aqui, que desta vez fui eu que me estiquei com as palavras.

6 comentários:

Grafonola disse...

Estica-te sempre, a gente gosta que te estiques!! =D

Adorei a expelicação!!! a fazer coisas e cenas??? por acaso até soa melhor cenas e coisas, não sei se por já me ter habituado ao nome do teu blog.

Quanto ao outro desafio era para descprtinarem por que carga de água eu chamei a grafonola que sabia falar ao meu blog. A ideia era avacalhar, já que as razões são sobejamente conhecidas =DDDD. ;-)

Maravilha de postada, tantos links que vão parar ao meu canto muahjahahahahahha, publicidade grátis, gracias!!!! =D

Teté disse...

Quando a minha bisavó nasceu, numa solarenga tarde de Agosto... Ah, não, espera, que essa é outra conversa! :)

Ah, agora chama-se coisas e cenas??? Não é ficar, estar com, sexo desbragado e à fartazana??? Como os tempos (quer dizer, os nomes) mudam!!!

Ainda me fartei de rir com esses teus "sócios" de blog. Ainda estou à espera que um deles acabe um conto sobre um romance de 1984 (que não o de Orwell)... mas já percebi que bem posso esperar sentada! :D

kanjas disse...

vanadis, eu nao me posso esticar muito porque reclamo quando o resto da malta se estica :P
coisas e cenas, cenas e coisas.. tanto faz... o que conta é o que estao a fazer :P
daqui a pouco ja faço o outro desafio
deixa la o sono chegar lol

tete, o romance que nao o de orwell deve estar para ser continuado... ele confidenciou-me ontem que estava para postar qualquer coisa lol

Niky disse...

Que giro :)


PS: Voi lá não existe, voilá sim :P

Anónimo disse...

esse parque de campismo....qto se paga por dia?tou a pensar passar por la cuns amigos....abraço

kanjas disse...

guida, bem-vinda. Este ano deve ser mais ou menos 1,90€ por pessoa mais 1,90 por tenda... fica bem barato ;)