segunda-feira, 21 de abril de 2008

O Fim de um Mito.


Lamento decepcionar todos os crentes num dos maiores dogmas do empirismo actual, mas tenho que repor a verdade quando a um facto que tem todo o aspecto de ter sido inventado à pressão.

Ao contrário do que o senso comum nos diz, não é o Estica que mais contribui para o aquecimento global, com os seus famosos... "desarranjos intestinais", mas sim os gases intestinais dos bovinos, estes sim ricos em metano. Estes são um dos factores que mais contribui para o aquecimento global e para o efeito estufa.

Pronto, já cumpri o meu dever cívico mensal, estou mais descansado.

11 comentários:

Estica disse...

Censo? Censo? LOOOL

Teté disse...

Aqui o Ricardo não perdoa... ;)

Mas como é que se acabam com os gases bovinos, hem?! Com medicamentos para a aerofagia???

Meg disse...

Na minha antiga escola, o filho de uma professora participou num concurso de experiências científicas, com a seguinte experiência:

"Qual era o bicho cujas fezes tinham mais metano."

Usando a cozinha da mãe como laboratório, e o carro dela para ir ao Jardim Zoológico buscar o "material" de estudo, concluiu que era a caca de bebé o grande vencedor.

Deixem lá as vaquinhas em paz...

Ana disse...

Na verdade, melga, o metano libertado pelos bovinos é apenas um dos muitos factores que estão a levar ao aquecimento glonal. Errado, já que o aquecimento global já existe, portanto, não estão a levar, já levaram.
É verdade que o metano é um gás com um efeito de estufa (capaz de reter calor em vez de o reflectir) muito poderoso. Mas, e há estudos que o comprovam, o metano que tem vindo a aparecer na atmosfera deve-se a metano que até agora estava ancapsulado a baixas temperaturas no fundo do mar. Ora, como a temperatura média do mar aumento, o metano começo a aflorar à superficie.
O efeito de estufa e o aquecimento global são fenómenos acumulativos, isto é, os efeitos vão-se a acumulando e acumulando para só mais tarde se manisfestarem de modo a que os ecossistemas sintam...trocado por miúdos, o aquecimento que sofremos agora ainda é consequência das massas de CO2 libertadas aquando da revolução industrial!! Agora, imagina o que será quando se manifestarem os efeitos das massas de CO2 libertadas depois disso, num mundo em que há um carro por pessoa e em que o combustivel fóssil é o único a ser utilizado...
Portanto, não há aqui atribuição de culpas...o estica é culpado, qto muito (isto de o tal estica for o bush?) de não ter aderido ao protocolo de quioto e de não reconhecer a gravidade da situação futura. Mas, para ser honesta, a conferencia que levou ao protocolo de quioto tb foi uma ganda chachada montada pelos politicos para acalmar os climatólogos e ecologistas e cientistas.
A comunidade ciecntifica é unanime: o aquecimento é global e já está a a ocorrer. A terra já aumentou em 2º a sua temp media.
Só por curiosidade, sabem o que aconteceu da ultima vez que a terra aumentou em 6º a sua temperatura media? Os niveis do mar subiram vinte metros. Ah, já me esquecia do principal: extinção em massa. 95% das espécies do planeta desapareceram.

Ana disse...

Já percebi quem é o estica...ele na se ofendeu????

melga disse...

Estica:

Sim, censo, porque perguntei à população toda, e era o que eles pensavam!

teté:

Acho que o problema é a flatulência, aerofagia é mais o bom do arroto!

meg:

Seria a mãe do Ricardo a fazer esses testes?

a grafonola:

Também li o 7º selo, mas o que pretendia era algo completamente diferente! :)

BTW, é o Ricardo que apregoa o seu manancial de metanosidade aos 7 ventos! :)

Estica disse...

Em minha defesa:

As minhas fezes nunca foram para estudo. Quer dizer, foram uma vez mas nunca saíram resultados. No dia seguinte ao meu depósito, toda a gente estava morta no laboratório e suspeita-se de um suicídio em massa.

Nada mais alego até arranjarem alguém para um concurso de gases.

Ana disse...

Em minha defesa: eu já conhecia as teorias antes do sétimo selo :-p.

kanjas disse...

tivemos uma aula da van aqui nos comentarios :)

os comentarios andam a subir muito de nivel, qualquer dia passam a post :P

Ana disse...

Fausto, se quiseres posso-te ensinar a medir a anisotropia de uma membrana biológica e daí determinar a fluidez dela. =DDD

Ana disse...

Ah, o setimo selo apresenta parte das teorias que existem, nomeadamente as mais catastróficas. A ideia do livro era mesmo que saisse uma visão apocaliptica, para ver se havia uma tomada de consciencia.
O clima é algo tão imprevisivel que é quase impossivel determinar se as coisas se vão mesmo passar assim. O melhor que podemos fazer é ir vivendo as coisas à medida que forem acontecendo, ou seja, adaptarmo-nos. Eu cá vou começar a construir um bunker no centro da terra, pelo sim pelo não...